quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Comentário sobre o filme "O sorriso de monalisa"

Como atividade em sala de aula, foi-nos dada a oportunidade de assistirmos ao Filme “O Sorriso de Monalisa”, protagonizado pela atriz Julia Roberts, em que o tema central é a vida de uma professora de História da Arte, recém chegada da Califórnia, que ao se estabelecer em um colégio só de moças, dá início a um movimento considerado subversivo para os padrões da época, quando coloca em xeque o papel da mulher na sociedade. Sobre o filme é bom que façamos alguns comentários que julgo de relevância para a nossa Disciplina, bem como para os dias atuais:

Assistimos ao “O SORRISO DE MONALISA" e desenvolvemos atividades em sala de aula a respeito do filme e uma delas e compartilhar comentários e observações, percepções sobre o tema.
O filme conta a estória da uma Professora, recém chegada da Cidade da Califórnia e que foi para Wellesley College lecionar sobre História da Arte. Era uma escola extremamente tradicional, na qual as moças eram preparadas para desempenharem bem o papel de esposa e o objetivo da maioria das garotas era fazer um bom casamento, ter filhos e seguir os padrões impostos por aquela sociedade tradicional, arrogante, hipócrita e cheia de falso moralismo.
A estória se passou nos anos 50 e a nova Professora, que era uma idealista, com idéias muita avançadas para aquela sociedade, percebeu que teria dificuldades em logo na primeira aula.
Essa Professora encarou o desafio enfrentado as famílias, alunas e direção da escola que eram muito conservadores. Ela tentou motivar as alunas a irem além da memorização, a pensar, a entender o sentido das coisas utilizando-se principalmente dão ensino da arte moderna.
Ela investiu na relação professor-aluno. No entanto, naquela época e especialmente naquela sociedade, não era permitido as mulheres expressarem seus sentimentos, suas idéias ou romper com os padrões estabelecidos à décadas.
A cena que mais que chamou a atenção foi a aula que a Professor levou todas as aulas a um depósito e não exigiu que elas fizessem anotações, relatórios, mas que apenas observassem a obra, quebrando um paradigma daquela escola.
Basicamente o filme demonstra um momento de conflito das mulheres que ao mesmo tempo em que buscavam liberdade e sonhavam com dias melhores, também não queriam abrir mão de um certo conforto e comodidade e acabam aceitando permanecer como tudo sempre foi.
A Professora fez a diferença para muitas das suas alunas, mas também aprendeu com elas e foi embora da cidade demonstrando que de alguma maneira sabia que havia cumprido com o seu papel de educadora, visto que as alunas entenderam quais eram os seus ideais.

Nenhum comentário: